Tabernacast recomenda... Comics!
No Tabernacast #25 - Banda Desenhada: Marvel vs DC ??, Pedro Francisco interpelou Nuno Galhardo e Tiago Martins para que dessem as suas escolhas pessoais para o caso de terem de recomendar Comics a alguém que queira começar a ler este tipo de literatura.Esta é a lista escolhida por eles, adequada tanto a iniciantes como a pessoas que já leiem e que procuram mais uns títulos para ter em conta! Decidimos assim transcreve-la para facilitar quem ficou curioso mas não apontou! Até adicionámos alguns que tinham sido cortados na edição do podcast!
Deixa o vosso comentário e recomenda os títulos que achas que falta na lista!
Espera... Não ouviste o Tabernacast#25?! Então ouve aqui já a primeira parte!
Bem, sem demoras...
#1 - Batman: The Dark Knight Returns
Escrito em 1986 por Frank Miller, The Dark Knight Returns tornou-se "a" história fundamental do Batman, apresentando um Bruce Wayne já velho e reformado. Felizmente para nós, nada fica como devia, e este vê-se forçado a vestir mais uma vez o manto do cavaleiro das trevas.
Sendo considerada a história que iniciou a Era Moderna das Comics, a sua influência arrastou-se pelas décadas que se seguiram á sua publicação e podemos mesmo vê-la no último filme da DC, Batman V Superman.
#2 - Planet Hulk & World War Hulk
Planet Hulk foi publicado em 2006 na revista The Incredible Hulk, do fascículo 92 ao 105. World War Hulk, a sua continuação, teve direito á sua própria revista e a inúmeros crossovers com outras publicações da Marvel.
Bruce Banner é enganado por um grupo dos mais importantes heróis do Universo Marvel - onde se contam o Pantera Negra; Tony Stark, o Homem de Ferro; Reed Richards, o Sr. Fantástico, entre outros - e é forçamente exilado, supostamente para livrar a Terra da presença do destruidor Hulk, e acomodá-lo num outro planeta pacífico.
Aterrando no planeta errado, Bruce, agora como Hulk, é aprisionado e obrigado a lutar como gladiador para sobreviver, enfrentando inimigos terríveis, prometendo a sí mesmo regressar e trazer com ele guerra contra todos aqueles que o enganaram.
Uma das melhores histórias de sempre do gigante verde que mostra que ele não é apenas um bruto desinteressante.
#3 - Saga
Saga é uma série premiada correntemente a ser publicada, escrita por Brian K. Vaughn, que conta o que pode ser apenas considerado uma ópera espacial, ao nível de Star Wars e Star Trek, embora muito mais bizarra e original. Como disse o Tiago no podcast "LEIAM SAGA!!!".
#4 - The Ultimates Vol.1
The Ultimates é um recontar da história dos Avengers, publicada em 2002, ao mesmo tempo que se iniciava o Universo Ultimate que seguiria paralelo á linha principal de histórias da Marvel. Escrito por Mark Millar e com detalhadas ilustrações de Bryan Hitch, é uma das mais claras e principais inspirações para o Marvel Cinematic Universe, entregando uma narrativa mais adulta e mais realísta.
#5 - Fables
Publicado pela Vertigo, uma editora pertencente á DC focada em publicar títulos independentes; Fables é uma fascinante e peculiar narrativa adulta que tem como base as personagens dos contos de fadas que todos conhecemos, tendo sido premiada multiplas vezes ao longo dos seus 13 anos de existencia.
Chegou mesmo a ter uma adaptação em forma do videojogo The Wolf Among Us, já falado no Já Jogaste#1.
#6 - The Sandman
Também publicado pela Vertigo e escrito pelo famoso Neil Gaiman, The Sandman segue as aventuras de Morfeus, o Deus dos Sonhos, com uma raríssima qualidade na sua escrita e narrativa que muitos argumentam não existir em mais nenhuma comic.
Como foi dito no podcast, é a comic favorita de todos os tempos do Galhardo e ainda não perdoou a Tiago por a ter deixado a meio.
Coisa que o relembra frequentemente.
#7 - Watchmen
"A" comic! Se The Dark Knight Returns iniciou a Era Moderna então Watchmen pôs imediatamente a fasquia bem alta para tudo o que viria a ser publicado na mesma.
Escrita pelo icónico Allan Moore, foi publicada em 1986, e além de ser uma história de super-heróis, é uma história sobre o que significa ser um, sobre o que significa ser humano para além de ser tal, sobre como seria a reacção do mundo á existência destes deuses na Terra e como poderiam mudar eventos históricos. Noções muito exploradas hoje em dia mas raramente ao nível deste título.
A própria estrutura do livro é fascinante: A história é nos apresentada em grelhas de nove janelas com elementos recorrentes, brincando com simetrias e apresentando de forma original movimento e passagem de tempo.
É universalmente aclamado e mesmo trinta anos depois da sua primeira publicação continua a aparecer em tops das melhores comics de sempre regularmente.
#8 - Swamp Thing
Seguindo com a lista, outra recomendação escrita por Alan Moore. Sim, porque esta recomendação não é sobre a série toda mas sim apenas sobre o período escrito pelo mesmo.
A restrição na recomendação é fácil de justificar: Foi dado a Moore carta branca para pegar nesta personagem da DC já com várias décadas e fazer dela o que ele queria. Allan não só modificou-a como quis como a redefiniu, dando-lhe toda uma nova origem e expondo a sua história dramática de forma memorável.
Este título, principalmente os fascículos trabalhados por Moore acabariam por dar um sopro de vida no género de terror/fantasia que na década da sua publicação sofriam de forte censura por parte das editoras.
#9 - Batman v2
Por volta do ano de 2011, a DC teve um ligeiro reboot nas suas revistas principais, justificado por um evento crossover chamado Flashpoint que mudou a linha temporal geral. Tal acontecimento acabou por ser uma oportunidade para redefinir as personagens principais, simplificando o seu passado, assim criando um óptimo ponto de entrada para novos leitores.
A revista Batman acabou por ficar nas mãos do escritor Scott Snyder (não confundir com o polémico realizador, por favor) que deu o seu próprio toque á personagem, reapresentando as suas origens mais desconhecidas, como os primeiros anos após tomar o manto, e mostrando novas dinamicas nas suas relações com os seus inimigos, principalmente com Joker, aqui representado como nunca visto.
Avisamos só que aconselhamos o leitor a parar no fascículo #40: Snyder abandonou o livro nesse ponto e escolhas de conceitos visuais fragilizaram em muito a força deste título.
#10 - X-Men: Dark Phoenix
Este título, também chamado de The Dark Phoenix Saga, está dividido em duas partes: a primeira foi publicada nos fascículos 101 a 108 da revista Uncanny X-Men; e a segunda nos fascículos 129 a 138 da mesma.
A história segue o assumir por parte de Jean Grey, uma X-Men, da poderosa entidade cósmica chamada Phoenix e de como esta lhe amplifica os poderes a níveis devastadores. No entanto, tanto poder apenas pode trazer desgraça e a história rapidamente torna-se uma crónica da corrupção e queda desta personagem, com repercursões notáveis definitivas entre a sua equipa.
Facilmente é identificada como uma das histórias que mais influenciou as comics de super-heróis e é considerada amplamente como um clássico.
#11 - Astonishing X-Men
Embora uma série com vários volumes, esta recomendação foca-se apenas no primeiro, lançado em 2004, escrito por Joss Whedon, conhecido até aí por ter escrito Buffy, The Vampire Slayer e Firefly. O nome ressoaria mais forte dentro do mundo da Marvel, já que Whedon viria a ser o realizador dos primeiros dois filmes dos Avengers.
Destaca-se de todas as outras revistas X-Men, não só pela forma como Whedon prioritiza desenvolvimento de personagens acima de grandes eventos de acção, como também pelo facto de estar completamente á parte de crossovers, fazendo deste, já por sí, óptimo título, um que qualquer leitor pode pegar e ler sem se preocupar com referencias a situações paralelas á história ou a ter conhecimento prévio de eventos anteriores.
#12 - Runaways
Uma recomendação que relembra que mesmo em Universos já bem definidos como o da Marvel, pode-se sempre encontrar títulos originais que pegam em dinamicas nunca antes pensadas: Runaways conta a história de um grupo de pré-adolescentes que são filhos de vários vilões establecidos. Chocados após descobrirem esta verdade, unem-se, fugindo, decidindo usar as suas capacidades, algumas bem parecidas com as dos seus pais, para o bem. Partem assim para uma série de aventuras que não se pode deixar de ler, e sorrir ao faze-lo.
#13 - Locke & Key
Locke & Key é escrito por Joe Hill, filho de Stephen King, que, tal como o seu pai, já tem uma carreira bem establecida no campo do horror. Tal como a série anterior é uma história sobre um grupo de adolescentes, só que desta vez, numa aventura com raízes fortes em temas de fantasia e terror cósmico, digno de Lovecraft. Ou de Stephen King, ironicamente.
Falar deste título seria apenas estragar uma fantástica história. E uns bons arrepios na sua leitura.
#14 - Marvel's Star Wars
Tendo a Disney comprado há uns anos a Marvel e recentemente a franchise Star Wars, é óbvio que o passo seguinte seja unir ambas.
Pode ser algo estritamente para fãs, já que é necessário ter conhecimento prévio dos filmes (já que estas revistas contam o que se passou entre o Episódio 4 e 5, tirando as revistas baseadas em personagens do último episódio), mas a qualidade é inegável , apresentando maior desenvolvimento de personagens icónicas como Darth Vader e Luke Skywalker.
E a forma de leitura também é originalmente confortável: na sua maioria, um título da revista terminará no ponto em que outro se inicia (Ex.: a revista Star Wars termina com o inicio da Darth Vader, que termina dando lugar a Vader Down, etc,...), a acção fluindo de personagem para personagem e de situação para situação.
Ah, e é tudo canon, coisa que os fãs agradecem.
#15 - Marvel NOW 2.0 & DC's Rebirth
Terminamos as recomendações com mais propriamente um aviso geral do que um título a ler.
Correntemente, tanto a Marvel e a DC estão a passar por uma fase de reboot (um pouco suave na primeira e drástico na segunda), o que significa que esta é uma óptima altura para voltar a começar a seguir um ou vários títulos. A Marvel vai iniciar em Outubro e a DC já iniciou no mês passado. As revistas saem normalmente uma vez por mês, e algumas são mesmo vendidas físicamente em Portugal.
Para ler estas novas histórias basta procurar por revistas que tenham os selos Marvel NOW e DC Universe Rebirth, específicamente nº1's. Não há como enganar.
Boas leituras!
boas aqui só acrescentava demolidor renascido do frank miller bem como o run do escritor no personagem que continua a ser uma das melhores fases do personagem
ResponderEliminarMais algumas sugestões que aí poderiam estar - Capitao america do ed brubaker , preacher ou até miracleman mas sem duvida uma grande lista :)
Boas Shazam! Realmente as tuas sugestões fazem todo o sentido principiante a saga do Demolidor do enorme Frank Miller, mas como esta lista é derivada do ultimo programa do tabernaCast que é o nosso podcast quinzenal, por falta de tempo não podemos incluir muitas historias que merecidamente deveriam estar na lista. Se ainda não acompanhas o nosso blog "As Conversas De Taberna" recomendo-te a dar uma ouvida no TabernaCast. Podes seguir no mixcloud, itunes, ou mesmo aqui no blog. Obrigado pelo teu comentário.
EliminarSim ja ouvi alguns e gostei muito espero que continuem a lançar mais :)
ResponderEliminarSeria engraçado se fizessem mais programas deste genero (comics) como por exemplo falar das vossas reviews de watchmen sandman dark knight returns com mais profundidade etc
E nessa lista nao sei como me esqueci mas all star superman e o reino do amanha ou marvels tb poderiam estar pois são excelentes obras e em portugal seria fantastico ver o all star superman e reino do amanha (Especialmente este editado em deluxe edition como watchmen) feitos pela levoir mas tudo a seu tempo se saberá...