The Wolf Among Us & Axiom Verge



Já Jogaste?


Farto de jogar sempre os mesmos videojogos? Procuras algo diferente?

O TabernaNews está aqui para te ajudar com "Já Jogaste...?", a nossa nova rubrica em que apresentaremos videojogos que te possam ter passado ao lado ou que tenham sido esquecidos pela constante chegada de novos títulos.

Entre títulos actuais e retro procuraremos divulgar experiências diferentes que, mesmo não sendo perfeitas ou polidas como grandes títulos, têm sempre algo de valor. Quem sabe, ainda podes vir a encontrar aqui o teu próximo jogo favorito que nem sabias que existia.


Queres que falemos de um jogo em particular? Deixa comentário na nossa página de Facebook!



Já Jogaste... The Wolf Among Us?



Em Nova York, escondendo-se à vista de todos, refugia-se uma comunidade de Fábulas, as personagens que todos conhecemos dos contos de encantar. Aqui encontramos a personagem do jogador, Bigby Wolf, o conhecido Lobo Mau, agora xerife deste grupo, zelando pela sua segurança e assegurando que todos cumprem as leis, para além de manterem a sua existência um segredo para o resto do mundo. 

Esta premissa pode parecer fraca ou pirosa mas este é o inicio de um fantástico e memorável jogo de aventura que pega em histórias bem conhecidas de todos e dá-lhes uma nova apresentação.

Que não engane: este é um jogo maduro que trata de temas adultos da forma correta. O jogador terá que resolver um chocante crime enquanto tenta manter a ordem na comunidade que protege. Nas suas investigações lidará com uma série de interessantes e credíveis personagens, em situações com temas complexos como prostituição, alcoolismo, e até segregação social; tudo numa fantástica narrativa com bases bem fundas na ficção noir dos anos 80, com escrita que transmite do drama e comédia à brutalidade e horror.


A animação é expressiva, sendo este um jogo tão fantástico para jogar como para ver, com visuais baseados na banda desenhada que serve de material original ao jogo, mostrando sombras sólidas e uma palete de cores neon.


A jogabilidade passa muito por selecionar o que Bigsby diz, com algumas sequências pelo meio de acção com quick time events, o que pode afastar os jogadores que procuram algo com mais ação. No entanto, a razão porque este estilo de mecânica é perfeito aqui é por causa do sistema escolha/consequência sempre presente: a narrativa adapta-se a cada opção tomada pelo jogador, seja num ato de retirar um objecto ou numa frase dita a uma personagem, mudando o que vem a seguir.


Até a forma como os quick time events são apresentados refletem isto: numa luta, não conseguir acertar muda o sentido da mesma, da mesma forma que falhar um soco cria uma abertura nova para o oponente atacar.

Dividindo-se em 5 episódios, cada um com duração aproximada de duas horas, este é já um jogo de culto que continua a trazer de volta os seus fãs: se não for pelas suas fantásticas personagens, será pela curiosidade de saber o que acontecerá dessa vez com escolhas diferentes.


Wolf Among Us existe para Windows, MacOS, Xbox 360, Xbox One, PlayStation 3, Playstation 4, Playstation Vita, iOS e Android.


Já Jogaste... Axiom Verge?



Axiom Verge é mais uma prova que ótimos títulos com grande jogabilidade podem vir não de estúdios, mas de pessoas: tudo neste título, desde os visuais à programação, até mesmo a música, foi feito por Tom Happ ao longo de 5 anos, trabalhando neste projecto no seu tempo livre. E valeu a pena.

Happ pegou nas melhores coisas de jogos que mais gostava na infância, tais como Contra, Castlevania, Bionic Comando e Metroid e juntou-as criando um sólido título de plataforma em 2D, num estilo retro.



O jogador é um cientista que, após um acidente, vê-se num mundo totalmente alienígena, tendo que percorrê-lo para conseguir as respostas de como aqui chegou e ao certo o que "aqui" é. Pelo caminho de volta à casa porá as mãos num verdadeiro arsenal de bizarras armas e ferramentas para se defender das estranhas criaturas e seres que ocupam este sítio.



Não é um jogo perfeito, podendo criar momentos de frustração apesar do seu fantástico sentido de progressão, mas é mais que adequado para jogadores que procuram uma nova experiência que preencha um pouco o seu sentido de nostalgia deste género. Fãs da geração de 16 bits de videojogos têm aqui uma verdadeira pérola a ter em conta.


Axiom Verge existe para Windows, Mac OS,Playstation 4 e Playstation Vita.




Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Enviar um comentário