Viciante
Pablo Escobar não perdoa: depois de se mergulhar no mundo das drogas de Narcos é quase impossível desviar o olhar do ecrã.
Narcos é uma das mais recentes séries originais da Netflix, tendo como foco dois agentes da DEA (Drug Enforcement Agency) cujo objectivo é colocar Escobar, o maior traficante de droga de todos os tempos, atrás de grades. Baseado em factos reais, Narcos começa com um ambiente optimista (apesar de mórbido) e termina com uma sobriedade inquietante.
A ascensão de Pablo Escobar nos degraus do poder é tão viciante quanto divertida: apesar de ser o claro vilão da história, é difícil não ficar do lado dele enquanto passa de simples contrabandista a um dos homens mais influentes do mundo. Mas a história de Escobar vai-se revelando cada vez mais negra conforme a série vai avançando. Drogas, tráfico, corrupção, homicídio - nada é demais para Don Pablo.
José Padilha, realizador do aclamado Tropa de Elite, é o responsável pela realização do projecto. A qualidade do realizador brasileiro confirma-se uma vez mais: o mundo do crime e do submundo sul-americano parece tão palpável pela lente de Padilha que é fácil esquecermo-nos de que estamos a assistir uma série.
A estrela de Narcos é no entanto Wagner Moura, o qual colaborou com Padilha em ambos os filmes Tropa de Elite. O brasileiro de 39 anos aprendeu castelhano para o papel, para além de engordar cerca de 20 kgs. A dedicação de Wagner Moura é clara, transparecendo no ecrã: Moura torna-se Escobar, em corpo e em alma.
Uma escolha interessante feita pela produção foi a de criar Narcos como uma série bilingue, deixando facilitismos de lado. A Colômbia de Narcos é um mundo real e, como tal, personagens americanas falam inglês e personagens colombianas falam castelhano. O resultado final é uma série com uma produção de qualidade norte-americana, mas com um forte cunho sul-americano.
Por vezes tudo parece acontecer demasiado rápido, sendo que certos momentos históricos acontecem num instante. Mas este não é um problema que afecte a qualidade da série no seu todo: Narcos merece ser visto.
0 comentários :
Enviar um comentário