The Dark Tower - A obra máxima de Stephen King



Do papel para o grande ecrã


Explicar The Dark Tower não é uma missão fácil: originalmente uma série de livros saída da mente de Stephen King, The Dark Tower é uma amálgama de géneros. Do western à ficção científica, fazendo paragens pela fantasia e horror, há de tudo um pouco.

Depois de ser descrita por Stephen King como o seu magnum opus e depois de uma adaptação em banda desenhada pela Marvel, aproxima-se finalmente a altura de The Dark Tower chegar ao grande ecrã. Dois nomes de peso já estão associados ao projecto: Idris Elba e Matthew McConaughey

Mas, afinal, qual é a história? O foco está em Roland Deschain, o último pistoleiro de um mundo moribundo, cujo objectivo último é encontrar a Torre Negra, uma estrutura misteriosa que se assume como peça central do enredo. As influências de King reflectem-se em toda a obra, sendo que o próprio identifica The Lord of the Rings e The Good, the Bad and the Ugly como inspirações.

Por vezes é uma história estranha. Tem momentos entusiasmantes e momentos aborrecidos. Tem situações absurdas. Mas se há algo que The Dark Tower nunca deixa de ser é fascinante, do princípio ao fim. Isso reflecte-se nos fãs que os livros têm conseguido agarrar ao longo do tempo - mais de 30 milhões de unidades vendidas em 40 países. 

Ao que parece o filme de The Dark Tower não irá seguir exactamente os livros, optando por retirar elementos dos oito livros e juntando-os em algo... diferente? Esta não será, com toda a certeza, uma adaptação fácil de se fazer, e é compreensível o receio dos fãs em torno do projecto. 

Se há algo que poderá devolver alguma confiança será, sem dúvida, os actores: apesar de Idris Elba não ser uma escolha nada aparente, ele possui o calibre necessário para encarnar Roland; já McConaughey parece ser o actor perfeito para encarnar The Man in Black, uma das personagens fulcrais da história.

Idris Elba nos primeiros dias de filmagem



Independentemente do resultado final do filme, The Dark Tower é uma obra que vale a pena ler. Em Portugal as obras estão a ser traduzidas e publicadas pela editora Saída de Emergência
Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Enviar um comentário