Quanto custa ser a Netflix?



Não é novidade para ninguém que a Netflix veio agitar a forma de fazer negócio dos produtores de conteúdo - mas quanto gasta a gigante do streaming para, bem, ser ela própria?

A Netflix não gera receitas através de publicidade, nem divide o seu conteúdo por diferentes escalões de preço. Uma vez que todos os clientes têm acesso ao mesmo conteúdo, independentemente do valor mensal que paguem, a empresa utiliza esse dinheiro das subscrições (para além de contrair dívidas para investir) para comprar e renovar licenças de conteúdo.

De forma generalizada, a Netflix compra licenças exclusivas e não-exclusivas - na primeira, apenas ela pode exibir determinado conteúdo aos seus clientes, sendo que na última o conteúdo também poderá estar licenciado com outras empresas televisivas ou de streaming.

Mas de que valores estamos nós a falar afinal? 

Bem, em 2011 a empresa gastou $200 milhões para ter acesso aos filmes e programas televisivos da Disney. Lost custou $45 milhões, Scrubs $26 milhões e Desperate Housewives $12 milhões - e tudo isto por licenças de um ano. E claro está, estes custos podem-se multiplicar tendo em conta os países em que a licença se aplica. Apesar dos milhões que a empresa gastou no licenciamento destas três séries, não as pode exibir em todos os países em que oferece os seus serviços (Portugal, por exemplo, não tem nenhuma destas séries no Netflix).

Conforme a empresa revelou aos seus investidores no inicio de 2015, até $2018 irá gastar cerca de $6 mil milhões de doláres na compra e renovação de licenças.

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