Roger Waters The Wall - Review


Roger Waters voltou a magnetizar o mundo com a última encarnação de The Wall.

O ex-baixista dos Pink Floyd trouxe ao grande ecrã a sua tour Roger Waters The Wall (a tour mais lucrativa de sempre de um artista a solo), adicionando filmagens mais pessoais que procuram revelar as próprias raízes de The Wall.

O espectáculo correu o mundo de 2010 a 2013, tendo sido assistido por mais de quatro milhões de fãs - a versão cinemática funciona como comemoração da tour, ao mesmo tempo que presta um tributo ao álbum de 1979 e ao filme de Alan Parker de 1982.

Apesar da ideia de um filme-concerto não ser original, esta versão oferece-nos um lugar na primeira fila para o brilhante espectáculo de Waters - e que espectáculo! Encarando uma perspectiva literal do título da tour, ao longo do concerto é construída uma parede monumental entre a banda e a audiência, parte de um espectáculo de som e luz que nos mergulha simultaneamente na perspectiva da audiência e da banda.

Em paralelo ao espectáculo decorre a viagem de Waters pelo seu passado e pelo conceito por detrás de The Wall. De Inglaterra a Itália, passando por França, Roger Waters revisita o seu passado como vítima dos roubos da guerra. O cruel tema de The Wall é simples e gritante: a guerra é cruel, a guerra é um roubo. Aqui, Waters oferece-nos a sua história pessoal, o seu The Wall privado.

Apesar de o ritmo ser algo inconstante - a viagem de Waters acaba por retirar algum momentum ao espectáculo -, no seu todo o filme funciona bem, oferecendo em simultâneo a mesma visão e duas perspectivas, diferentes na execução, mas semelhantes no seu âmago.

Após o fim do filme, os fãs são brindados com uma conversa casual e em ambiente familiar entre Waters e Nick Mason, ex-baterista dos Pink Floyd, pelo que vale a pena ficar até ao fim dos créditos.

The Wall começou como álbum conceptual, tornou-se filme e, às mãos de Waters, destacou-se como um dos maiores espectáculos musicais alguma vez criados. O filme é a iteração lógica, sendo mais another brick na fantástica história de The Wall.








Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Enviar um comentário